sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pátria

Sinceramente cansei-me de escrever coisas sobre mim ou sobre as minhas ideias. Vou falar na generalidade.

Muitas vezes, centenas até, vemos rapazes e raparigas a ouvir música com os seus ipod's, telemóveis, mp3, qualquer gadget que permita o acto de ouvir a nossa própria selecção de música. Ok nada contra, amo música, o mundo é feito de sons, que conjugados formam harmonias e melodias, que criam algo que pode ser generalizado na palavra/ conceito "Música". Se fomos falar com um desses projectos de Homens, que um dia levarão o nome do nosso país lá fora (ou não) e perguntar-mos quantos dos autores das músicas que eles ouvem diariamente é português, 90% das respostas provavelmente irá ser zero. Portugal não é muito fértil em termos de boa música, seja em que estilo for, temos um punhado de artistas em cada área e pouco mais, mas crianças a dizer que não gostam de música cantada em português, ou feita por portugueses, como raio os artistas vão ver? Que raio de pátria é esta? É certo que não somos obrigados a ouvir o que não gostamos, mas nos milhares de músicos que cá temos, nem um? Impossível. Impossível alguém não ter pelo menos um autor português no meio de tanto gigabytes de música.


----

Conversa de tasco:

Entrei num café aqui ao pé de casa, para comprar uma coisa que sinceramente já nem me lembro o que era. E reparei em dois jovens idosos que falavam avidamente sobre províncias, Deus (se é que ele existe...) deu-me uma boa audição (até é mais ou menos justo, tiranos algo mas também dá..) e eu ouvia claramente o tema de conversa. Portugal deveria ser uma província espanhola. Eu ri-me com tamanha barbaridade, eu como português tenho a perfeita noção que já fomos grandes, fomos enormes, o mundo existe hoje devido a Portugal, os Descobrimentos são feitos que superam a largos passos a ida à Lua; agora não passamos dum pequeno país que fala a língua mais complicada e complexa do mundo que tem umas boas praias e qualquer um aqui singra devido ao conhecido Factor C. Mas daí até sermos província espanhola ainda vão uns passinhos. Sinceramente apetecia-me espanca-los ali mesmo, pô-los no chão a cantar o hino nacional, foi essa cena que imaginei, e talvez o devesse ter feito. Mas não fiz para bem deles e talvez até o meu.

Moral da história, se até os nossos pais/avós que lutaram (alguns) no ULTRAMAR, e viveram o 25 de Abril desejam que nos tornemos espanhóis, o que vão pensar os seus filhos e netos que ouvem estas conversas em casa? Eu recuso-me a ser espanhol e vocês?

1 comentário:

  1. Também me recuso a ser espanhola. Sinceramente esta gente anda toda louca. Ok, a nossa música pode não ter assim muita popularidade, mas acho que não é por falta de qualidade mas sim de apoios. E Portugal tem demasiadas tradições e patrimónios para se deixar esconder por entre a cultura espanhola.
    As conversas de tasco tinham de vir. eheheh :) Beijinho

    ResponderEliminar